terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Você conhece Vik Muniz?


Não? Pois comece a acostumar com este nome, porque nem só de Romero Brito vive a arte contemporânea brasileira fora de nossas fronteiras. Vik Muniz é um artista plástico brasileiro que vive em New York e faz experimentos com novas mídias e materiais.

Em seu quadro de Sigmund Freud, usou chocolate para criar a imagem. Para sua série Sugar Children (Crianças do Açúcar), Muniz foi para uma plantação de açúcar em St. Kitts para fotografar filhos de operários que trabalham lá. Após voltar para Nova York, ele comprou papel preto e vários tipos de açúcar, e copiou os instantâneos das crianças espalhando os diferentes tipos de açúcar sobre o papel e fotografando-o. Este trabalho fez tanto sucesso que Vik teve vários convites para expor em galerias.

E além de excelente artista é ainda bom moço. No 81º "Christmas Book" anual de Neiman Marcus, em 2007, os compradores podiam encomendar por US$ 110.000 um dos retratos de chocolate "His & Hers" feitos por Muniz e receber uma reprodução fotográfica tamanho 60" X 48" do trabalho. Muniz doou o produto das vendas para o Centro Espacial Rio de Janeiro, uma organização de caridade que trabalha com arte para crianças e adolescentes pobres no Brasil. Segundo ele "os pobres precisam de dinheiro. É preciso ajudá-los diretamente. Não acredito em arte política. Sensibilizar: você tem o jornal para isso."

Para conhecer mais da obra de Vik Muniz acesse: http://www.vikmuniz.net/www/index.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário